Grupo 1 - Ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses.
De acordo com o texto “No aeroporto” responda as questões abaixo:
1- O texto “No aeroporto” é uma crônica, pois:
(A) Apresenta informações sobre um fato ocorrido em um determinado lugar
(B) Argumenta com o leitor sobre a importância da aviação aérea.
(C) Aborda um tema cotidiano relativo à rotina de uma família contemporânea.
(D) Demonstra a opinião de seu autor sobre o tema rotina familiar.
2- O que leva o leitor a crer que Pedro era uma pessoa especial?
Comprove com um trecho do texto.
3- Existe no texto algum trecho que desperta seu imaginário, que usa a linguagem de forma conotativa? Se sim, destaque-o e reescreva-o.
Grupo 2 - Localização de informações; comparação de informações; generalizações.
Atividade 1: comparação de informações.
Dentre as características apresentadas sobre o personagem Pedro, grife no texto quais são comuns a idosos e crianças.
Atividade 2: generalizações.
O narrador afirma: “Pedro, como visitante, nos deu trabalho”. Assinale a alternativa que justifica essa declaração.
( ) Destruiu a lâmpada do escritório.
( ) Tinha horários, comidas, roupas, sabonetes e criados especiais.
( ) Todo objeto que visse em nossa mão requisitava-o.
( ) Pedro sofria de incontinência e por não saber distinguir os cômodos fazia em qualquer parte.
Atividade 3: localização de informações.
Identifique e retire do texto a passagem que demonstra que o personagem Pedro é uma criança.
Grupo 3 - Produção de inferências locais; produção de inferências globais
1. De acordo com seu conhecimento, você sabe o que é um aeroporto? Eles existem no mundo todo?
2. Qual a semelhança entre um sorriso de uma criança e de um idoso?
3. A sensação de vazio após a partida de Pedro remete a uma falta. Explique que tipo de vazio foi sentido.
Grupo 4 - Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade da leitura.
1. O texto foi escrito na década de sessenta, ainda assim, o tema nos parece atual.
Como podemos justificar isto?
2. Quais características do texto nos faz reconhecê-lo pertencente ao gênero crônica?
3. De que maneira podemos relacionar o trecho “ deixamos de ouvir muito concerto, para violino e orquestra, de Bach, mas também nossos e ouvidos se forraram à tortura da tv” com o contexto histórico da época.
Grupo 5 - Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade.
1) No texto existem algumas indagações, a quem o autor dirige esses questionamentos?
2) Com a visita de Pedro quais mudanças ocorreram no cotidiano do narrador?
3) No aeroporto Pedro e seu Amigo mantiveram um diálogo durante bastante tempo. Qual o tipo de linguagem utilizada?
Grupo 6 - Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos
1- O narrador deixa claro que Pedro era parco de palavras, porém deixava-se entender admiravelmente. De que modo isso ocorreria? Localize no texto e transcreva o parágrafo que comprova essa afirmativa.
2-Partindo do título e durante a leitura, suas expectativas com relação ao texto foram correspondidas? Comente.
3- Para o autor, a amizade pode existir independentemente da idade? Justifique.
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