quarta-feira, 8 de maio de 2013

Situação de aprendizagem do texto "No aeroporto" - Turma 1


Grupo 1 - Ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses. 01. Observando o título do texto, que assuntos serão abordados? 02. Leitura compartilhada com a intervenção do professor para fazer levantamento de hipóteses. 03. Discussão oral para o entendimento da estrutura do texto. Esse texto é escrito em verso ou em prosa? Como é a linguagem do texto? Grupo 2 - Localização de informações; comparação de informações; generalizações. 01. Por que o narrador utiliza a palavra "amigo" para se referir a uma criança de um ano? 02. De acordo com o trecho "Embora Pedro seja extremamente parco de palavras e a bem dizer, não se difne pronunciar nenhuma, quando muito emite silabas, o mais é a conversa de gestos e expressões pelos quais se faz entender admiravelmente. É o seu sistema". Explique como Pedro conseguia estabelecer comunicação. 03. De acordo com o trecho " viajou meu amigo Pedro. Fico refletindo na falta que faz um amigo de um ano de idade a seu companheiro já vivido e puído. De repente o aeroporto ficou vazio". Você concorda que uma criança pode fazer falta na vida de uma pessoa mudando os ritmos e hábitos de uma casa? Justifique. Grupo 3 - Produção de inferências locais; produção de inferências globais. 01. Como os termos “Galeão” e “quadrimotor” (1º parágrafo) relacionam-se com o título do texto? 02. De que forma o visitante “deu trabalho” aos seus anfitriões? 03. Existem outras características ou atos – típicos da idade – que o visitante poderia ter apresentado? 04. Observe alguns itens que compunham a rotina da família do texto: ouvir concertos de Bach; ver pouca TV; falar alto; manter a casa iluminada; dormir apenas à noite. Pense na rotina da sua família agora. Aponte pelo menos quatro itens de sua rotina. Grupo 4 - Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade da leitura. 01. Considerando que a primeira publicação da crônica “No aeroporto”, de Carlos Drummond de Andrade foi no livro “Cadeira de balanço”, no século passado; por que o texto apresenta como referência de acesso um site na internet? 02. Conhecendo os traços característicos de Carlos Drummond de Andrade, o contexto histórico influenciou na produção dessa obra? Como? 03. Qual a finalidade do texto em questão, considerando os níveis de leitura? Grupo 5 - Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade. 01. Quanto à intertextualidade, quais as inferências existentes na narrativa? 02. O texto de Drummond fala sobre personalidade, ou seja, preferências pessoais. Há a presença de ironia nesse ponto? Justifique. 03. Quanto ao discurso, identifique a diferença entre a intencionalidade baseada na construção de pensamento do autor e a “tortura da TV”. Grupo 6 - Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos. 01. Relacione palavras retiradas do texto que nos remetem à imagens de aeroportos. 02. Os cinco primeiros parágrafos provocaram em você o desejo de continuar a leitura do texto? 03. Você gostaria de receber o Pedro em sua casa? E se Pedro fosse um idoso de 90 anos?

Um comentário:

  1. Muito bom, vou agregar as minhas estratégias e utilizá-las em sala de aula.

    ResponderExcluir