terça-feira, 14 de maio de 2013

Situação de aprendizagem sobre notícia

Situação de aprendizagem
A notícia e o presente
            Esta situação de aprendizagem tem por objetivo preparar o aluno para a leitura e compreensão de textos informativos, tais como notícias de jornal. Além disso, esperamos que eles desenvolvam habilidades referentes à tipologia “relatar”, considerando os recursos de coesão e coerência, estudo da língua e o valor estilístico dos verbos.

Tempo previsto: 6 aulas.
Conteúdos: Notícia informativa; valor estilístico do verbo, variedades linguísticas e coesão e coerência.
Habilidades: Elaborar estratégias de leitura do texto jornalístico; localizar informações explícitas no texto; reconhecer diferentes elementos que estruturam o gênero “notícia”: manchete, olho, lead e corpo da notícia; relacionar o veículo de informação ao contexto sociocultural; reconhecer as formas verbais no presente do indicativo; Identificar recursos de coesão e coerência; Utilizar a linguagem formal.
Estratégias: Aula interativa, com participação dialógica do aluno, com preparação e conhecimento de conteúdos e estratégias por parte do professor; recapitulação de conhecimentos de linguagem, conforme as necessidades do gênero; resolução de exercícios.
Recursos: Jornal, livro didático, apostila do aluno e xerox.
Avaliação: Leitura, reescrita e resolução de exercícios.

Passo 1: Sondagem
            O professor apresentará aos alunos um jornal, expondo sobre esse veículo de comunicação e público alvo, após esse reconhecimento entregar a notícia “Riachos de Cajamar recebem despejo de lavanderia de jeans” para que realizem uma leitura compartilhada. Na sequência, deverá ser realizada uma sondagem sobre os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do gênero lido, com o intuito de que identifiquem os aspectos estruturais do gênero “notícia”, tais como: manchete, olho, lead e corpo da notícia.
Questões propostas:
1 – Localize no texto informações sobre o local onde o acontecimento se dá.
2 – Encontre o lead da notícia e na sequência responda:
a)      O que aconteceu?
b)     Com quem aconteceu?
c)      Por quê?
3 – Observe a manchete do texto e retire o verbo, reconhecendo o tempo e o modo em que se apresenta.

Passo 2: Roteiro para a aplicação da Situação de Aprendizagem
Após essa análise estrutural,  o professor deverá chamar a atenção para o uso dos verbos no presente do indicativo, levando os alunos a reconhecê-los e, em seguida explicar o porquê da escolha desse tempo, uma vez que se trata de um acontecimento atual, mas já finalizado. Para ampliar essa abordagem, o livro didático deverá ser utilizado a fim de que os alunos aprendam e recordem os tempos e modos verbais, através de atividades diversas.
Passo 3: Avaliação
            Solicitar aos estudantes que elaborem no caderno uma notícia sobre algo vivenciado no bairro em que vivem e de acordo com as informações sobre o gênero. Após essa atividade deverão juntar-se em dupla e entregar uma única versão ao professor, que corrigirá e devolverá aos alunos com as observações necessárias. Antes dessa devolutiva, o professor deverá escolher alguns textos, digitá-los, e sem a autoria do aluno, apresentá-los à sala, comentando os desvios gramaticais e a falta de coesão e coerência que certamente ocorreram.
            Ao término dessa atividade, os alunos reconhecerão que o gênero necessita da utilização de uma linguagem formal, por veicular em jornais e revistas que circulam por entre as diversas camadas sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário