segunda-feira, 13 de maio de 2013

Situação de aprendizagem da tirinha do Calvin e Haroldo




1- Expectativas em função do gênero:

 Observar as imagens enfatizando as características do gênero; as expressões fisionômicas; presença de onomatopeia.

2-  Após a leitura, propor aos alunos que recontem a história oralmente.
 3- Os nomes próprios Marsha e Bradley referem-se a quê? Justifique a resposta com passagens do texto.
 A frase, “Alguém mais vai pagar por isso” remete a quem e por quê?
 4-  Qual é a finalidade do texto? Em que veículo ele se encontra? Qual é o público alvo?
 5- Após a leitura do texto “ O homem que entrou pelo cano”, de Ignácio de Loyola Brandão. Estabeleça a relação/diálogo entre o conto e a história em quadrinhos?
O Homem que Entrou pelo Cano

Abriu a torneira e entrou pelo cano. A princípio incomodava-o a estreiteza do tubo. Depois se acostumou. E,com a água,foi seguindo. Andou quilômetros. Aqui e ali ouvia barulhos familiares. Vez ou outra um desvio, era uma seção que terminava em torneira.

Vários dias foi rodando, até que tudo se tornou monótono. O cano por dentro não era interessante.

No primeiro desvio, entrou. Vozes de mulher. Uma criança brincava. Então percebeu que as engrenagens giravam e caiu numa pia. À sua volta era branco imenso, uma água límpida. E a cara da menina aparecia redonda e grande, a olhá-lo interessada. Ela gritou: “Mamãe,tem um homem dentro da pia’’.

Não obteve resposta. Esperou, tudo quieto. A menina se cansou, abriu o tampão e ele desceu pelo esgoto.

Brandão, Ignácio de Loyola

6- Você já fez uma brincadeira que provocou danos materiais aos seus pais? Qual foi a reação deles? Você concorda ou discorda da atitude de seus responsáveis? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário