terça-feira, 14 de maio de 2013

Situação de aprendizagem do texto "A Mensagem" - Stanislaw Ponte Preta



Um amigo nosso, comandante da VASP, conta-me a estranha mensagem recebida por um piloto americano durante uma aterrissagem.

O avião da companhia norte-americana sobrevoava a Bahia, a caminho do Rio, quando um defeito no motor obrigou o piloto a providenciar uma aterrissagem no aeroporto mais próximo possível.

Na Bahia, justamente na pequena cidade de Barreiras, existe uma pista de emergência (se é que se pode chamar aquilo de pista) para os aviões das linhas internacionais. Raramente é usada, mas era a mais próxima da rota do avião. Assim, o piloto não teve dúvidas. A situação dele estava muito mais pra urubu do que pra colibri. 0 negócio era mesmo se mandar para Barreiras.

Pediu pouso durante certo tempo, dirigindo-se à Rádio local em inglês. A resposta demorou um pouco, mas acabou vindo. Alguém, com forte sotaque nordestino, falando um inglês arrevesado e misturado com palavras em português, respondia que estava ouvindo e aconselhava o comandante a procurar outro local para aterrissagem.

Há dias estava chovendo em Barreiras e a pista se achava em péssimo estado.

O piloto, sem outra alternativa, insistiu em pousar assim mesmo, e tornou a pedir instruções, ouvindo-se lá a voz a dizer que estava bem, mas que não se responsabilizava pelo que desse e viesse acontecer.

Acontece porém que isso foi dito com outras palavras, ainda num misto de português e inglês. Assim:

— Ok. You land. But se der bode, I'il take my body out.
 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEXTO “A mensagem”.

1º momento:  discussão oral.
·         Fazer um levantamento com os alunos a respeito da definição da palavra mensagem.
·         Verificar com eles as formas e tipos de envios de mensagens.
·         Questionar em que situações do cotidiano eles fazem uso dessa troca de mensagens.
2º momento: leitura
·         Antes da leitura, colocar o título do texto na lousa, levantando  hipóteses sobre o que será lido.
·         Entrega do texto e leitura silenciosa por parte dos alunos.
·         Leitura compartilhada do texto.
3º momento: análise do texto
·         Após a leitura compartilhada, pedir para que os alunos identifiquem o assunto do texto.
·         Nova leitura de trechos do texto, pelo professor, destacando o uso de expressões como VASP, companhia norte-americana, rádio local, inglês arrevesado, apresentando os seguintes questionamentos:
1.       Já conhecem o significado dessas expressões?
2.       Em que outra situação de comunicação a expressão “inglês arrevesado” poderia ser usada?
3.       Identifique no texto a presença do inglês arrevesado e justifique seu uso.
·         Discorrer pelo texto e através do contexto inferir o que se entende por “a situação estava mais pra urubu do que pra colibri”.
·         Questionar os alunos por que após a solicitação feita pelo piloto à Rádio local a resposta demorou a chegar.
4º momento: produção de texto
·         Pedir a elaboração de uma mensagem na qual o aluno precisa marcar com os colegas um trabalho de pesquisa. Nesta mensagem deverão indicar o local e o horário desse encontro.
·         O professor poderá organizá-los em grupos e solicitar que escolham o tipo de mensagem que enviarão (bilhete, e-mail, sms).

Nenhum comentário:

Postar um comentário