terça-feira, 14 de maio de 2013

Situação de aprendizagem da música "Do it" - Lenine


1)      Leitura dinamizada da letra e em seguida ouvir a música em questão.

2)      O professor fará um levantamento de hipóteses sobre o título da música. Por que ele está em inglês? Qual a relação do título com a letra da música?

3)       Em todas as estrofes o que o compositor propõe?

a)      Um pedido, uma ordem, um conselho.
b)      Um convite, uma solicitação.
c)       Um debate.
d)      Um testemunho, um depoimento.

4)      Grife todos os verbos encontrados na quarta estrofe. Você encontrou alguma semelhança entre os verbos de um verso para o outro?

5)      Explanação do professor quanto à definição e uso de verbos no modo imperativo.


6)      Complete as lacunas das orações a seguir com os verbos entre parênteses no modo imperativo:

a)      Você terá prova amanhã.  ________ cedo.  (dormir)
b)      _____ mais baixo! _____ atenção na aula!  (falar/prestar)
c)       Devemos economizar água. ______ a torneira. (fechar)
d)      Não _____ na grama! (pisar)
e)      _____ o lixo no lixo. (jogar)


7)      O autor utiliza a linguagem formal e informal. Identifique um verso em que é utilizada a linguagem formal e em outro a informal.


8)      Reescreva o verso escolhido da linguagem informal para a linguagem formal.

9)      Pesquise outros tipos de texto que predomine o modo imperativo. Traga um exemplo para a sala de aula e identifique qual a intenção do texto.

10)    Na estrofe “Hê Hô, Hum! Nanananã!” ocorrem quais tipos de figuras de linguagem? (explicar cada conceito para os alunos anteriormente ou durante a aplicação da atividade)

a)      Prosopopeia, metáfora.
b)      Onomatopeia, eufemismo.
c)       Aliteração, assonância.
d)      Elipse, polissíndeto.

11)   Escreva um trecho de uma música que você conheça que utiliza esse mesmo recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário