Grupo 1 - Ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses.
1- Relacione a coluna da direta aos seus sinônimos:
( A ) galeão ( ) rituais sagrados
( B ) quadrimotor ( ) membrana que reveste o globo ocular
( C ) ritos sacros ( ) aeroporto do Rio de Janeiro
( D ) Bach ( ) modelo de avião
( E ) pupilas ( ) compositor de música clássica
2 -“Devo admitir que Pedro, como visitante nos deu trabalho; tinha horários especiais, comidas especiais, roupas especiais, sabonetes especiais, criados especiais.”
Retire do texto alguns trechos que comprovam que o hóspede exigia “providências” e “privilégios” maiores:
3- Até a leitura do parágrafo que antecede o desfecho qual foi a sua impressão a respeito do hóspede Pedro? Justifique sua resposta com uma passagem do texto:
Grupo 2 - Localização de informações; comparação de informações; generalizações.
1) Pesquise o significado das seguintes palavras presentes no texto: Galeão, quadrimotor, Bach, incontinência, parco, puído e outras que você desconhece o significado?
2) Retire do texto uma expressão que indica marca temporal e espacial?
3) Qual a comparação estabelecida entre a personagem Pedro e suas características?
4)Identifique e explique as contradições presentes nas características da personagem?
5) Qual dos trechos abaixo podem ter o mesmo sentido da frase: “...Fornecedores, vizinhos e desconhecidos, gratificados com esse sorriso...”
(a)...porém duvido que mantenha este juízo diante de Pedro, de seu sorriso sem malícia e de suas pupilas azuis.
(b) “Assim por causa de Pedro, deixamos de ouvir muito concerto.”
(c)Embora Pedro seja extremamente parco de palavras e, a bem dizer, não se digne pronunciar nenhuma.
(d) De repente o aeroporto ficou vazio.
Grupo 3 - Produção de inferências locais; produção de inferências globais
1. No primeiro parágrafo a palavra “parco” apresenta que sentido no contexto?
2. No terceiro parágrafo a expressão “se forraram à tortura da TV”, que significa se renderam à tortura da TV se justifica por quais argumentos presentes no parágrafo.
3. No quarto parágrafo a expressão “suas pupilas azuis” e no quinto parágrafo a expressão “ maneira azul de olhar-me”, remete à:
a) apenas a cor dos olhos do menino;
b) a pureza transmitida pelo olhar do menino;
c) provoca no narrador suspeita ou acusação apressada;
d) tristeza e ausência da personagem.
Grupo 4 - Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade da leitura.
1.Qual o padrão da língua utilizado pelo autor?
2.Qual a função social do texto? A que público ela se destina?
3.De acordo com o vocabulário utilizado e o ambiente descrito, podemos inferir a qual classe social pertence a personagem?
Grupo 5 - Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade.
Apresentar trechos do filme “Sempre ao seu lado”. Discutir com os alunos sobre a relação de amizade e dependência entre as pessoa.
Apresentar a música “Fico assim sem você (Adriana Calcanhoto)”. Discutir com os alunos em qual dos trechos da música encontramos a mesma temática do texto lido.
Discutir com os alunos se eles se lembram de filmes, quadros, fatos, livros com temática discutida no texto “No aeroporto”?
Grupo 6 - Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos
1- Observe a imagem ao lado, e relacione-a com o último parágrafo do texto.
2 - O narrador faz, durante todo o texto, uma descrição do Pedro. Lendo essas descrições, qual sua opinião sobre Pedro antes de descobrir que se tratava, na verdade, de uma criança? E depois de que foi feita essa revelação?
3 - Identifique e comente o parágrafo do texto analisado, em que o narrador faz críticas ao comportamento de Pedro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário